Rick,

Sobre a questão de suporte e garantia você não perde nada por não utilizar
windows.

A questão do suporte da Dell é que eles não prestam ajuda para software,
eles apenas dão suporte nessa
linha para questões de funcionamento do equipamento, por exemplo, você não
consegue conectar o wi-fi o
suporte é dado direcionado para o windows. Outra coisa os drivers e
softwares da Dell são direcionados
para Windows, então se seu wi-fi não funciona corretamente e vc tentar
suporte da empresa eles vão indicar
a página de downloads que tem os drivers para Windows e em alguns casos
para Linux (principalmente os
hardwares, utilizados na linha inspiron, que tem a versão com Ubuntu
pré-instalado).

Abraço

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs