Sobre a questão do Windows "de graça" o Sinval esta certo.

Quando você monta o equipamento no site da Dell tem que escolher um sistema
operacional,
normalmente vem com uma versão básica do Windows, no tempo do Win 7 vinha
com o Starter,
e você pode escolher uma outra versão, por exemplo Win 7 Professional.
Quando faz isso é
indicado que será adicionado X reais ao valor do equipamento, já no caso de
manter a versão
mais básica o valor não é alterado, pq o valor da licença já está incluso
no valor total do equipamento.

Sobre a dúvida de ser considerada venda casada não o é pq além de permitir
o reembolso, não é
viável para a linha de montagem montar equipamentos sem a colocação do SO
já que são realizados
testes de equipamentos antes dele ser encaixotado e enviado ao cliente. A
questão do SO no caso
destes computadores é de forma equivalente a você comprar um carro com
sistema ABS, o valor do
ABS já está incluso no preço do automóvel. Venda casada só é caracterizada
se você é obrigado
a comprar um outro produto ou serviço não integrante da sua compra base,
por exemplo, se a Dell
obrigasse o cliente a comprar um roteador para vender um notebook com
wi-fi, isso seria venda
casada, já que o roteador não é uma parte essencial para o funcionamento do
notebook.

Abç

Leandro Henrique Stein
Analista de Informática
Claro: (41) 9935-9960
Skype: leandro.h.stein
Twitter: @leandrohstein

"Desculpar-se é um sinal de fraqueza. Exceto entre amigos" - Leroy Jethro
Gibbs