Eu não ia me manifestar (nem tenho mais acompanhado a lista de perto), mas
já que fui citado.

Sim, politicas de segurança violadas são justa causa de demissão. Por isso
é bom ter ela bem escrita.

E nao tem nada a ver com governança (ITIL, COBIT, eTOM, etc) ou
certificação ISO.

Mas também não é algo que funcione de baixo pra cima. Uma vez criada, até o
CEO deve seguir e sofrer as mesmas sanções em caso de violação. Por isso
que tem de ser abraçada de cima pra baixo.

O que contém nas politicas de uso? Em geral normas pra evitar impactos nos
seus negocios. Por exemplo que pornografia infantil não é tolerada. Mas
cada empresa precisa ver o que da política impacta em seus negócios pra não
criar regras estupidas e espartanas.

O documento final deve ser assinado por todo funcionário, inclusive
diretoria e CEO, e guardado junto ao RH. Por isso, em geral não passa de
uma folha, com regras simples e claras. E as punições por violação.

Provavelmente o que seu diretor quer é um relatório executivo explicando
isso e apontando o que cada violação traria de impacto pros negócios. Só
não vá fazer um relatório executivo padrão petrobrás.

./helio

Responder a