Muitas são as formas de começar, e todas importantes. Há 17 anos atrás um
cara chamado Ramiro em Curitiba gravou um cd com o Debian para mim. Na
época eu cursava a formação da Conectiva na Elaborata em Curitiba, local
onde hoje sou professor. Anos depois ao reencontrar o Ramiro, cara super
ativo no movimento software livre, rimos muito dessa história, e
conversamos sobre a importância de um ato tão singelo. Acho que ter um
mentor é algo que potencializa também, já que a documentação Debian é vasta
e se perder pelo caminho não é difícil. Existem várias formas de se fazer
qualquer coisa e alguém com mais experiência pode sintetizar sua visão e
facilitar o trajeto. De qualquer forma o caminho se faz caminhando e sua
prática individual é insubstituível, sendo que assim o bom é que ajude por
onde melhor lhe possa. O Debian é feito por pessoas, e a grande maioria
delas é disposta a compartilhar o que sabe, essa é a essência do projeto, e
se você é assim, acredito que está procurando seu espaço no lugar certo.
Siga a dica do Fred and will be happy!