Vamos por partes.
1º: O proposito dessa instalação, qual é?Se for desktop utilize uma versão
feita para isso.
2º:Se caso for laboratorio para servidor, utilize um debian.
3º: Qual é o erro no ubuntu?Tem que ver se sua iso é compativel com o CPU,
Intel ou amd...
...mas existem alguns comandos.
sudo lshw -short
sudo lcpci

Eles te mostrarão os dispositivos que vc tem no pc.
Se tiver como testar, instale o openssh-server e entre no debian pelo
terminal apartir de um host dentro da sua rede, se no terminal o debian
estiver ok então o sistema está bom, porém a placa de vídeo é o problema.
Lógico que por probabilidade, mas na média o suporte é tentativa e erro
mesmo.

Em 17 de setembro de 2016 09:53, Henrique de Moraes Holschuh <h...@debian.org

--
Atenciosamente,