Voce pode usar uma distro sem participar das listas de discussao.
Se voce nao gosta do modo de funcionamento da lista voce e livre de
sair a qualquer momento.Reclamar do modo de funcionamento da lista
porque voce esta habituado a outra coisa nao e produtivo pra voce nem
pra o resto do pessoal que usa a lista.
Se voce tem reclamacoes entao por favor apresente como melhorias e
espere o feedback da comunidade e dos mantenedores.
O Debian e receptivo pra pessoas que decidem tirar alguns minutos do
seu tempo para ajudar a comunidade, a adesao e volutaria e a saida
tambem.O Debian e nenhuma outra comunidade beneficia de pessoas que so
querem reclamar e nao ajudar a melhorar.
Se Debian nao e a melhor distribuicao para voce tudo bem, existem
varias outras distros que podem fazer voce se sentir bemvindo, ja que o
Debian e tao prejudicial a tua saude.

--
Ricardo Ramos
📧: ce...@rickinho.com