Minha experiência com Dell G3 3590 Kernel 4.19 Debian 10 não está sendo
muito boa. Aleatoriamente o sistema trava por completo, podendo mexer só o
mouse, e só volta a funcionar se desligar segurando o power. Pesquisei e
encontrei várias soluções, nenhuma resolveu o problema. Estou usando porque
não é sempre que ocorre, mas quando ocorre é uma merda.

Estou usando o Cinamon como interface gráfica, talvez seja ele tb, a única
coisa que ainda não vi foi isso.