Oi, G.Paulo.

On Sat, Apr 27, 2024 at 03:51:09PM GMT, Galileu H. Oliveira wrote:
> Tenho Trixie instalado num notebook HP, mas estou com problemas no
> teclado, tanto no do laptop quanto num Logitec wifi externo.
> Quando uso a interface gráfica, tudo vai bem e a configuração no Gnome é
> "Portuguese (Brazil)".
> O problema está fora da interface gráfica, por exemplo, quando entro
> num prompt de login após um ctrl+alt+F3 ou quando a interface gráfica
> dá pau devido algum pacote "broken". Neste caso, o teclado é... sei lá
> que teclado é esse! Por exemplo, ao teclar '*' dá '(', ao teclar ';'
> dá '-' e por aí vai. O /etc/default/keyboard é
> [...]

Você chegou a ler a manpage keyboard (5) [1]? Ele indica alguns passos e
dá outras referências como rodar setupcon para ativar as mudanças no
console. Eu tenho um thinkpad e meu teclado funciona corretamente no
console. Meu /etc/default/keyboard é:

# KEYBOARD CONFIGURATION FILE

# Consult the keyboard(5) manual page.

XKBMODEL="pc105"