On Sun, 2 Jun 2024 23:30:46 -0300
Carlos Henrique Lima Melara <charlesmel...@riseup.net> wrote:

> Oi, G.Paulo.

> Você chegou a ler a manpage keyboard (5) [1]? Ele indica alguns
> passos e dá outras referências como rodar setupcon para ativar as
> mudanças no console. Eu tenho um thinkpad e meu teclado funciona
> corretamente no console. Meu /etc/default/keyboard é:
>
> # KEYBOARD CONFIGURATION FILE
>
> # Consult the keyboard(5) manual page.
>
> XKBMODEL="pc105"
> XKBLAYOUT="br"
> XKBVARIANT=""
> XKBOPTIONS=""
>
> BACKSPACE="guess"
>
> Abraços,
> [...]

Primeiramente, obrigado aos que responderam.

Esta solução resolveu grande parte do problema.

Editei o arquivo /etc/default/keyboard e o tornei exatamente igual a
este aí em cima. O mapeamento das teclas voltou ao normal... no ambiente
gráfico (Gnome), inclusive no Gnome-terminal.

Porém, naqueles pseudo-terminais que são acessados através de
Ctrl+Alt+F2 até Ctrl+Alt+f6, o mapeamento do teclado continua incorreto.
Por exemplo, para um teclado brasileiro, as teclas asdfg resultam nos
caracteres ieaou. E por aí vai. Por que isso é importante? Porque às
vezes tenho problemas com o Xorg e o boot se dá *sem* o ambiente
gráfico. Daí, o teclado funcionar corretamente neste ambiente de
terminal texto é essencial.
O comando
   dpkg-reconfigure keyboard-configuration
não faz outra coisa que editar esse mesmo
arquivo /etc/default/keyboard. Logo, de nada adianta.

Estranhamente, o arquivo /etc/default/keyboard deveria se aplicar
sempre a qualquer tipo de sessão. Então, ainda tenho que descobrir o
que está havendo.

Só para lembrar, estou usando o Debian 12 (Trixie).

Sds.
G.Paulo.

Em tempo: acabo de descobrir que esta máquina, ao que parece, está
infectada com o Black Lotus bootkit (é um antigo laptop Windows de
terceiro onde o Debian foi adicionado). Não sei se tem a ver. Bem, ao
trabalho...

Responder a