> vídeo para uma AGP futuramente (aceito recomendações), usar o X versão 3.3.6
> serve pelo menos como solução temporária.

Te aconselho então uma Geforce 2 MX400 ou Geforce 4 mX440, não sei bem, por aí.
Com 64 MB. São boas, baratas, têm saída S-VHS e, até agora, não se agachou para
nenhum jogo. Bom, até mesmo porque, de jogo porrada, a única coisa que eu rodo
é GTA3 e The Sims :)) Deve ter jogo que exige mais da máquina, então não sei te
dizer que se essa placa agüenta, mas para estes 2 citados acimas, velhos jogos
de DOS e emuladores ela funciona perfeitamente. E tem um excelente suporte para
Linux.

[]s
Rodrigo