>       Eu não sou bobinho, e acho ridículo defender o Saddam -- você pode não
> fazer isso, mas o efeito prático é o mesmo.

Não está em jogo o apoio a Saddam ou ao Partido Bath. Está em jogo a
prepotencia de uma nação sobre a vontade de todas as outras e o que
entendemos por soberania, mais ou menos o que aconteceu em 1964, aqui
mesmo.

>       A ONU não fez nada em 12 anos... aliás nem o governo estadunidense
> anterior fez nada.

A ONU trabalha exclusivamente para o interesse americano (assim como o
FMI), Quando não alcanca este intento é simplesmente atropelada pelos
paises chefes.

>       Não, porque a economia mundial não depende de batatas, e vendendo
> batatas
> não se consegue dinheiro para fazer bomba atômica e míssil balístico.

O Iraque sempre foi um grande produtor de petroleo, tanto agora quando
da primeira guerra do golfo, ou mesmo quando os estados unidos tiraram o
governo original do Iraque. A questão da guerra é a manutenção da
hegemonia americana no Oriente Médio, devido a oposição no governo da
Arabia Saudita e o ódio do mundo árabe.

>       Eles não precisariam fazer isso se a Europa e o Brasil não se omitissem.

França e Alemanha tem interesses financeiro fortes com o governo de
Saddam. No Brasil ainda lutamos contra a fome e Fernandinho Beira-Mar

>       Beleza.  Três tiranias agressivas.

Concordo

>       Ridículo, a Colômbia é aliada.

E grande produtora de Cocaina também. Seria um bom motivo: livrar o
mundo das drogas invadindo a Colombia.

>       Tirania repressiva.

Não é o que o pessoal cubano daqui responde. Uma ilhinha de nada possui
o maior sistema de saude pública e educação sofrendo o embargo dos EUA e
infelizmente nosso também.

>       Tá, por quê?

Lembrancas de 1964....

Responder a