Em Tue, Aug 26, 2003 at 12:04:34PM -0300, Eduardo Manso escreveu:
> [...]
>
> tenho uma dúvida com relação ao 'alien'.
>
> Lendo o "Guia Prático para o Debian GNU/Linux" do Gustavo Noronha Silva
> ([EMAIL PROTECTED]), no item 2.6 encontro:
>
>       "Pacotes '.tgz' são pacotes que contém binários, normalmente utilizados
>        em Slackware...."
>
> Este formato 'tgz' à que se refere o Gustavo tem algo específico da
> distribuição Slackware ou é o velho e conhecido resultado do uso de
> "# tar cz...." ?
>
> Se for o caso, como, após usar "# alien -d <arq.tgz>", eu conseguiria os
> resultados que conseguiria com os comandos "# tar xvzf <arq.tgz>", "# cd

A rigor, um arquivo .tgz é apenas um arquivo .tar.gz (ou seja,
resultante do tar -czf etc.) com um nome diferente. Os pacotes do
Slackware, por acaso, são programas já compilados e empacotados com o
tar+gzip. Portanto, pacote .tar.gz, ou tgz, não é sinônimo de
código-fonte. Os *BSD também usam pacotes baseados em tar.gz (se bem
que o FreeBSD 5.1 anda usando .tar.bz2, e conheço ao menos uma distro, a
brasileira Definity Linux (baseada no Slack) que usa bzip2 em vez de
gzip). Se você pegar um pacote slackware e extrair usando o tar -zxf,
vai acabar com um bando de arquivos no seu diretório corrente
correspondente à posição dos arquivos do pacote no sistema de arquivos.
Por exemplo, se você extrair, digamos, o vim.tgz do slackware, no seu
diretório atual você verá árvores como usr/bin, usr/share e etc/. Se
fossem extraídos a partir do diretório-raiz (/) do seu sistema, cada arquivo
cairia no lugar certo.

Ao que me lembro, o Slackware usa o .tbz por conta da compatibilidade
com nomes DO$. Até a release 8.1, eles usavam o esquema 8.3 nos nomes
dos pacotes, mas creio que mudaram isso com a versão 9.

A conclusão disso tudo é que a extensão do arquivo não importa muito.
Você pode ter um conjunto de códigos-fonte com nome terminado em .tar.gz
ou .tgz, e você pode ter um pacote já compilado com nome terminado em
.tar.gz ou .tgz. Em *nix, o que importa é o conteúdo do arquivo, não seu
nome ou sua extensão.