provavelmente durante a instalação voce identificou todos os CDs que voce tinha por isso o KDE veio junto, se voce dissesse ao instalador que iria usar apenas o 1o. CD provavelmente viria apenas o gnome.

Se voce prefere o KDE, faça o seguinte re-instale o debian, e dessa vez sem nenhum desktop, a instalação será até bastante rápida. No final da istalação depois de tudo pronto e com a senha do root, voce digita no prompt :
apt-cdrom add <enter>
e vai adicionando todos os CDs do debian que voce dispoe.

Caso voce tenha acesso a internet, recomendo tambem que voce configure seu apt antes de prosseguir com a instalação do debian com o comando apt-setup.

Agora instale esses pacotes :
apt-get install x-window-system, x-window-system-core kde kdm kde-i18n-ptbr kdesktop kde-extras synaptic

para configurar o X :
dpkg-reconfigure xserver-xfree86

que eu me lembre é isso, fica faltando os fontes e cups (cupsys), mas aí voce as instala pelo synaptic e acrescenta outras coisas.

Creio que este seja o unico método de instalar um KDE limpinho sem deixar vestigios do GNOME. Outra coisa, eu não estou usando o kde, mas da última vez que visitei o kde.org tinha uns repositórios para baixar e usar o KDE mais recente sem precisar pular para o unstable. Lamento não poder informar essas URLs diretamente, mas estão lá no http://kde.org.


[]'s e boa sorte.


Flávio wrote:
Amigos,
Instalei o Debian 3.1 em uma máquina com o ambiente Desktop. Não sabia q ele instalaria o kde e o gnome. Gostaria de saber se tem alguma forma de remover todo o gnome com suas dependencias e deixar somente o kde intacto? Flávio

Responder a