gosto pessoal, muito subjetivo.
Eu pessoalmente prefiro usar o gnome/xfce por que a maioria dos programas que utilizo são baseados em GTK. Porém quando preciso instalar linux no micro de outrem opto por usar KDE que tem um conjunto de programas mais apropriado para um usuario dummy. Este tipo de usuario abre um arquivo html no kate (ele nem sabe que tá usando o kate) e o sintaxe hightlight já funciona, o KPPP tá integrado, se rodar aplicativos via wine tanto gerenciador de impressao quanto o systemtray funcionam exatamente como fariam no windows, exportar PDF é sopa a partir de qualquer aplicativo, K3B e programas multimidia já estão incluídos, etc...

Instalando o GNOME voce ainda nao tem um desktop, ele tem apenas o ambiente grafico. Se voce quer tornar ele um desktop, voce instala gnome-cups-manager (gerenciador de impressao), o gravador de CDs ainda é muito pobre em relação ao K3B mas enfim instala ele tambem, abiword para ter pelo menos um editor de textos, fora isso voce ainda tem que ajustar as fontes, abrir um arquivo texto no gedit vem com aquelas fontes enormes, usuario dummy não entende porque duas barras horizontais (menu do sistema acima e painel abaixo), alias ele mal entende o conceito de alternar area de trabalho, enfim, o GNOME precisa ser ajustado conforme o gosto pessoal e o KDE vem pronto para uso geral.

O GNOME 2.10 já deu um salto importante, mas uma falha esquisita de alguns atalhos não funcionarem como o "applications://" para acertar os itens do menu traz uma sensação de descuido, a maioria dos ambientes graficos (wmaker,xfce, kde são os que conheço) traz um gerenciador de clipboard onde se consulta um historico dos CTRL+C da vida, no gnome isso ainda nao existe embora KDE e GNOME já intercambeiem clipboard entre QT e GTK. Além disso é perceptivel a montagem dos icones do menu quando acessado o que dá uma percepção de que o GNOME é lento, quando na realidade o acesso ao menu é que é lento. Apesar das críticas (só quem usar pode criticar), o GNOME 2.8 bem personalizado fica tão bom ou bem melhor que o KDE. Talvez fique ainda melhor na 2.12 com os avancos do freedesktop com a aproximação entre KDE e GNOME.

[]'s

Carlos Alberto wrote:
Pessoal,
Qual o dos dois tem mais documentação na rede a nivél mais avançado?
Qual deles é mais configurável?
Por favor quem tiver algo a favar a respeito, fale!
Quais as diferenças entro os dois?


--
To UNSUBSCRIBE, email to [EMAIL PROTECTED]
with a subject of "unsubscribe". Trouble? Contact [EMAIL PROTECTED]

Responder a