Eduardo,

O meu hostname está no arquivo host:

   jakson@:etc$ grep $HOSTNAME hosts
   127.0.0.1 debian localhost localhost.localdomain

Não estava, mas eu vi uma referência a isso em uma outra
mensagem desta lista. A única coisa que mudou depois que
acrescentei a linha acima ao arquivo hosts foi que o
gnome-session e o log do X pararam de dizer que não
encontravam o host. No caso do Gnome, ele pára na logomarca
do Debian.

Olhando as mensagens antigas da lista encontrei um terceiro
usuário do Debian Sarge com um problema que talvez seja o
mesmo:
http://lists.debian.org/debian-user-portuguese/2005/09/msg00336.html

Se eu finalizar a conexão com a Internet, os programas do
KDE passam imediatamente a abrir com a rapidez normal.
Imagino que o problema seja uma mistura de má configuração
com hardware ruim. Isso aqui é um k6-II com tudo onboard. O
modem é softmodem com um driver que eu mesmo tive que
compilar e que "taints the kernel".

Obrigado,

Jakson