Desde que trabalho com computadores, nunca dei bola para acentuação em
nome de arquivos, porque isso simplesmente não existia!

De uns anos pra cá, coincidentemente com a popularização do windows e
tudo de ruim que ele significa, os nomes de arquivos acentuados se
propagaram como uma doença venérea para a qual não há cura; portanto
temos de "conviver" com isso.

Quando recebo um e-mail contendo arquivo em anexo, cujo nome
contém acentos, ele fica com a seguinte aparência (exemplo):

"PROJETO DE
=?ISO-8859-1?Q?AMPLIA=C7=C3O_DA_FORMA=C7=C3O_DOS_PROFI?==?ISO-8859-1?Q?SSIONAIS_EM_EDUCA=C7=C3O_2005=2Edoc?="

O que eu tenho de fazer para que os arquivos apareçam corretamente
acentuados?

O que eu já fiz:

* pus todo meu sistema com locale pt_BR

menina:~# locale
LANG=pt_BR
LC_CTYPE="pt_BR"
LC_NUMERIC="pt_BR"
LC_TIME="pt_BR"
LC_COLLATE="pt_BR"
LC_MONETARY="pt_BR"
LC_MESSAGES="pt_BR"
LC_PAPER="pt_BR"
LC_NAME="pt_BR"
LC_ADDRESS="pt_BR"
LC_TELEPHONE="pt_BR"
LC_MEASUREMENT="pt_BR"
LC_IDENTIFICATION="pt_BR"
LC_ALL=

* levantei os módulos no kernel para suporte a codificacoes:

menina:~# lsmod | grep nls
nls_cp437               5568  1
nls_utf8                1920  0
nls_iso8859_1           3904  1
nls_cp850               4736  0
nls_cp1250              5024  0
nls_cp1251              4736  0

Contudo, isso não adiantou.
Recebo meus e-mails pelo fetchmail, que entrega no meu ~/ e uso o mutt
para ler as mensagens.
Isso acontece com mensagens vindas de diversas máquinas, tanto com
windows como com gnu/linux, de qualquer lugar. Acontece também quando
pego arquivos em disketes, cds, pendrives ...

Detalhe interessante é que se uso o thunderbird para ler os e-mails, os
mesmos recebidos pelo fechmail e entregues pelo procmail no meu ~/, que
lidos pelo mutt ficam todos zoneados, os anexos aparecem corretamente
acentuados. O mesmo acontece se uso um file-manager gráfico, os arquivos
são msotrados corretamente acentuados depois de salvos no HD.
Isso pode ser um indício de que o problema é só no ambiente console?
Mas se uso o gnome-terminal, como agora, os anexos aparecem com os
acentos bagunçados !!!

O que fazer???

[]'s
checked by Debian GNU/Linux <http://www.debian.org>.