Vitor Luiz Redes wrote:

>Mas o que eu queria dizer com a mensagem anterior, é que deve-se tomar cuidado com a
>destruição de objetos.

Neste ponto vc está certissimo.
Muita gente erra na hora de destruir os forms.
Como vc disse nas msgs anteriores, a maneira correta é usar o Release.

De acordo com a documentação, o release respeita a fila de msgs do
windows e o free não; então, teoricamente, usando o free, o programa
pode deixar de fazer alguma coisa, ou tentar usar algo que já foi destruido.
Digo teoricamente porque nunca ví acontecer nenhuma das 2 situações.

Atualmente estou usado sempre o 'action := cafree' e não me preocupo com
destruição de form.
Meus sistemas estão sempre trabalhando com o form dentro de um tabsheet,
ou seja, aparentemente só existe o form principal.
Para saber se o form está ou não criado eu procuro ele no pagecontrol,
se tiver eu ativo a tabsheet associada ao form, senão eu crio a tabsheet
e coloco o form dentro.

Funciona muito bem para o tipo de sistema que desenvolvo (B2B), os
clientes estão achando bem simples de trabalhar assim, sem um punhado de
tela, uma em cima da outra.

--
Marcelo Almeida