On Fri, 22 Oct 2004 11:29:12 -0200, Depto de Informatica
<[EMAIL PROTECTED]> wrote:

> Caros colegas, desenvolvo em Delphi 5, base de dados Access e ADO.
> Com o BDE eu posso fazer pesquisas em tabelas utilizando o FindKey(), o que torna a
> pesquisa bastante rápida porque ela é indexada e não sequencial e também eu não
> preciso abrir ou fechar uma Query, porém no ADO eu não tenho esta opção. O que eu
> posso utilizar para fazer a pesquisa que me dê o mesmo desempenho do FindKey ?
> Luiz Carlos

Evite utilizar ADOTable pois este componente carrega todos registros
para a aplicação - image uma tabela de 70mb numa rede, fica demoradp
para abrir. O ideal é utilizar ADODataSet com DataSetProvider e
ClientDataSet, trabalham em buffer e ainda podem ler os registros de
acordo com a demanda (Packed records). Não utilize FindKey, Locate ou
outro comando de pesquisa DataSet pois eles causam a leitura integral
da tabela (a não q a tabela já estaja toda carregada). O ideal é fazer
uma leitura com select parametrizada.

--
Atenciosamente,

    Vanius Roberto Bittencourt