Nilson e Willian,

O que aconteceu com o Clipper foi uma fatalidade.

A nantucket, que era o fabricante original do produto, foi comprada pela CA,
que tentou dar continuidade ao mesmo. Chegou a melhorar o 5.2 com o release
5.2e. Mas saiu pela tangente com o 5.3 ao tentar fazer uma "meia sola" com
aquele editor para Windows. E daí que se deu a trapalhada fatídica que o
matou.

O problema da interface gráfica é que ela trabalhava no ambiente Windows,
mas para compilar um projeto para rodar no DOS (Estranho não?). Aí quando
você escrevia no Editor, ao rodar seu programa no DOS, os caracteres
acentuados ou os de moldura de tela saiam todos trocados porque o Windows
trabalha sob a tabela ANSI e o DOS sob a ASCII. Daí esta diferença. Pior
ainda era quando você ia fazer relatorios e jogava caracteres especiais pra
impressora! Era um angú de caroço.

Outro problema sério é que ao usar compilar seu projeto de dentro do
Windows, (o linkeditor usado passou a ser o Exospace ou o ótimo BLinker. O
RTlink saiu de cena), ele seria linkeditado pra rodar na memória extendida e
iria rodar na memória do DOS (convencinal), e pronto! Tava formado o balaio
de gato: GPF toda hora, dentre outros erros cabulosos que a aplicação dava
(o compilador também era cheio de bugs). Depois disto, a CA tentou soltar
alguns paths para corrigir alguns bugs (até que corrigiu, mas a imagem da
versão já tava comprometida). Em face a isto, a turma do Clipper optou por
não usá-lo e permanecer no 5.2 mesmo que dava conta (e muito bem) do recado.
Eu mesmo tentei usar o Edit do DOS pra fazer os projetos meus, mas aí
esbarrei em outro problema que acabei desistindo: As bibliotecas que você
tinha já compiladas em clippers anteriores, não linkavam com o seu exe se
ele for compilado com o 5.3. Até aí eu concordo porque até hoje é assim.
Voce so compila um projeto no Delphi 7 se as packages forem compiladas no
D7. Isto é padrão pra qualquer compilador, mas no caso do Clipper 5.3, já
tinha um desgaste da nossa parte por causa de tantos outros inconvenientes.

Daí que veio o CA-Visual Objects...

Prometido pra ser o Clipper for Windows (e a nossa maior expectativa), não
tinha absolutamente nada haver com Clipper, uma linguagem bem diferente e
cheia de comandos adaptados de outras linguagens mas que funcionavam de
forma estranha. Novas instruções foram adicionadas à linguagem, mas a CA
parece que esqueceu de documentá-las porque, além da pobreza que era o Help,
nunca que você achava o que procurava por lá. Muito confusa de aprender. Pra
complicar ainda mais, o IDE era cheio de bugs e estava inacabado (cheio de
menus sem funcionalidades e alguns desabilitados de fábrica), que a CA
prometia que iria corrigir nas versões seguintes. Um desastre! Outra coisa,
toda ferramenta nova, deve obrigatoriamente, permitir alguma portabilidade
do código da versão ou de um produto anterior para a mesma. Só que era
impossível você migrar um projeto do Clipper para o VO porque não tinham
quase nada haver um com o outro. Outro inconveniente que ele tinha eram as
limitações em relação a interagir recursos do Windows com seu projeto.

Tudo indica que foi um produto feito as pressas para tentar "segurar" o
mercado, porque a Borland já anunciava pros quatro cantos que o Turbo Pascal
8 seria uma nova ferramenta de desenvolvimento integrada usando ambiente
RAD, dentre outras inúmeras novidades, e já tava no seu 7º mês de Gestação
(Adivinhem quem era????). E não deu em outra! Ao ser lançado com o codinome
Delphi, que mais tarde acabou sendo o nome adotado, acabou de vez com todas
as esperanças da CA em deslanchar o VO 2.0, visto que a galera nem pensou 2
vezes. Largou o Clipper com Visual Objects e cia ltda e fomos todos pro
Delphi de onde nunca mais saimos hehehehe.

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento
 Telemont Engenharia de telecomunicações
 [EMAIL PROTECTED]
 Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200