primeiro, acho que o "delphi" não é o vilão,
como vc acessa os dados?
que componentes usa ? (Query's ou Tables)
usa transações pra caramba?
usa storeprocs ?
usa triggers?
de mais detalhes, pois uma coisa é certa, vc vai ter que mudar algo na
sua aplicação pois se o DBA te escolheu para cristo ai meu amigo,
arregaça as mangas e se prepara para o "figth", mas eu ja vi esse filme
antes, e te garanto "quem pode mais chora menos" principalmente em
quisito de "moral" com os grandes...

[]'s

--