Oi Denis, tudo bem?

Saudações Bia! Bem vinda ao grupo!
Estou indo ao Rio amanhã. Vou para o bairro de Botafogo... Bem vinda, espero
que guanhe e nos dê experiências nesta fantástica linguagem de programação.

Denis, pelo que entendi você quer definir o formato da data que o teu
sistema usará, independente do formato que o windows estiver usando. Se for
isso, coloque o código abaixo no evento OnCreate do teu formulário
principal:

  //Configura data do ambiente
  LongDateFormat := 'dd/mm/yy';
  ShortDateFormat :=  'dd/mm/yy';

Todos os formulários criados a partir do form principal, herdarão a
configuração. Caso algum formulário não seja criado a partir do principal, é
só fazer o mesmo, só que no formulário em questão, lembrando que isto só vai
funcionar no ambiente de trabalho (.exe gerado pelo delphi). Se você usa
algum banco de dados do tipo SGBD, deverá consultar a ajuda do banco. Mas,
com certeza deve ter algum parâmetro de configuração.

  //Outras configurações e variaveis de ambiente:
  LongDateFormat := 'dd/mm/yyyy';
  ShortDateFormat :=  'dd/mm/yyyy';
  TimeAMString := '';
  TimePMString := '';
  ShortTimeFormat := 'hh:mm';
  LongTimeFormat  := 'hh:mm';

 LongDateFormat := 'dd/mm/yy';
 ShortDateFormat :=  'dd/mm/yy';
 TimeAMString := 'AM';
 TimePMString := 'PM';
 ShortTimeFormat := 'hh:mm';
 LongTimeFormat  := 'hh:mm';

Best regards
Carlos Antônio.
olá, denis!
vc vai capturar essas datas dentro de querys ou no escopo do seu código?
qual o SGBD q vc usa?
EncodeDate ou DecodeDate não serviriam pra vc?

NovaData:=EncodeDate(15,2,04);

o DecodeDate é usado p/ obter o dia, mês e ano correspondente a uma data
definida
em uma variável do tipo TDate Time. nesse caso, devem ser passados como
parâmetros
um valor do tipo TDateTime, cujo valor será convertido, e três variáveis
inteiras
sem sinal, tipo Word, que representam, respectivamente, o ano, o mês e o dia
serem obtidos e passados por referência.

//este procedimento, por exemplo, eu uso p/ pegar a data atual do sistema,
no
escopo do meu código (essa é uma forma), mas tb pego em querys (eu uso o
oracle).
Var
  SYS_DAY, SYS_MON, SYS_YEAR:Word;
  A_DAY, A_MON, A_YEAR      :String;
begin
  DecodeDate(Date,SYS_YEAR,SYS_MON,SYS_DAY);
  Edit.Text:='';
  A_DAY:=IntToStr(SYS_DAY);
  A_MON:=IntToStr(SYS_MON);
  A_YEAR:=IntToStr(SYS_YEAR);

   If SYS_DAY<10
   then Edit.Text:='0'+A_DAY[1]+'/'
   else Edit.Text:=A_DAY+'/';

   If SYS_MON<10
   then Edit.Text:=Edit.Text+'0'+A_MON[1]+'/'
   else Edit.Text:=Edit.Text+A_MON+'/';

   Edit.Text:=Edit.Text+A_YEAR[3]+A_YEAR[4]; //p/ pegar as 2 últimas
posições
end;

e ae?

abraços,