Hi,

vc testa antes se a tabela pai esta em mode de Edit ou
insert

só deixa iniciar o trabalho a tabela filha se a tabela
não estiver em nenhum desses estados

if Not tabela.state in [dsEdit, dsInsert] then

Intel +
Paulo Alexsandro
http://dprogrammer.cjb.net - Delphi & NSBasic

 --- moacirponti <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá a todos.
>
>   Quero sugestões para resolver um problema com
> tabelas pai-filho.
> Uso Firebird e Delphi 6.
>
>   O sistema que estou desenvolvendo possui duas
> tabelas para registro
> de contas a pagar:
>
>   1) CONTASPAGAR
>   2) CONTASPAGAR-PARCELAS
>
>   A tabela CONTASPAGAR tem como chave primária o
> campo CODIGO, e a
> tabela CONTASPAGAR-PARCELAS tem chave primária
> composta (CODIGO,
> PARCELA), sendo que CODIGO também é chave
> [...]

Yahoo! Acesso Grátis - Instale o discador do Yahoo! agora.
http://br.acesso.yahoo.com/ - Internet rápida e grátis