From: "T a t y S a n t a n a" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Saturday, April 09, 2005 10:16 AM
Subject: Re: [delphi-br] Duvida, contador.

    Olá mário bom dia, abaixo está minha rotina. To utilizando i INTERBASE.
Construí todo o banco utilizando o IbExpert. O problema não pode ser na
rotina, pq na máquina de amigos meus e na faculdade funciona. Só aqui em
casa não funciona.

Um abraço

Taty

A rotina é:

 public
    { Public declarations }
    function MaxCodigo(strTabela,StrCampo:string):integer;
  end;

var
  DM: TDM;

implementation

{$R *.dfm}

function TDM.MaxCodigo(strTabela,strCampo:String):integer;
var
  iCodigo:integer;

begin
  iCodigo:=0;
  With sqlQuery, SQL do

  begin
    Close;
    Clear;
    Add('SELECT max(');
    Add(strCampo);
    Add(')');
    Add('as CODIGOATUAL FROM');
    Add(strTabela);
    ExecQuery;
      try
            iCodigo := StrToInt(FieldByName('CODIGOATUAL').AsString);
        except
            iCodigo := 0;
      end;

    if( iCodigo = 0) then
      result:=1
      else
        result:=iCodigo+1;
   end;
end;

procedure TDM.TClienteNewRecord(DataSet: TDataSet);
begin

TCliente.FieldByName('COD_CLIENTE').AsInteger:=Maxcodigo('CLIENTE','COD_CLIE
NTE');    ( Chamada da tabela)

end;