From: Daniel Bastos <[EMAIL PROTECTED]>
To: <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Wednesday, April 20, 2005 1:26 AM
Subject: Re: [delphi-br] Mais rapido

Tenho que concordar com todos em partes..

É certo que tudo é passageiro, menos cobrador e motorista.
Principalmente na nossa área. (Ontem aprendi Delphi, hoje, para me
garantir no mercado, estudo java e DotNet).

O que não poderia se diferente em relação a SGDBs.

Ajudei a pouco tempo 2 mudanças do SQL Server para firebird, o que foi
extremamente interessante.

Um dos sistemas Client/Server utilizava acesso via ADO C/ SQL Server.
Ajudei a fazer a migração, e constatei que o sistema estava bem
estruturado e totalmente documentado(com modelos UML, Diagramas de
classes, Casos de uso, e tudo que tinha direito). Não tivemos muito
trabalho para fazer a migração. Ficou show de bola, claro que tive que
reescrever muitas partes do programa, Stored Procedures e algumas
queries (pq o firebird 1.x não aceita "select from select", mas a
jente deu um jeitinho). Hoje roda muito bem e o cliente sai satisfeito
e feliz da vida.

Outro feito com DBExpress e SQl Server, mas estava totalmente zoneado.
Com certeza deu muito mais trabalho migrar mas hoje tb funciona, mas
não com o desempenho do primeiro. Não poderia-mos reescrever todas as
partes senão faria-mos um novo.

As vezes a mudança é só uma questão de estruturação e não de
ferramenta de acesso. Vale ao desenvolvedor projetar o sistema com
cautela pensando no futuro do sistema e calculando possíveis
migrações, que, normalmente não são necessárias (ai, o melhor é usar
todos os recursos que o SGDB nos dá).

Voltando a pergunta original:

Caro Aldinei Simões

a resposta é mais compicada do que parece, por depender de inúmeros
fatores. A minha sugestão é que se faça um pequeno sistema com as duas
formas e se calcule o tempo de resposta de cada uma. Na revista clube
delphi a algum tempo atraz(não lembro qual revista . Se alguem da
clube delphi ler, por favor, poste o número) esplicava como
identificar gargalos que poderiam comprometer o desempenho da sua
aplicação. Não posso garantir, mas acho que o mesmo processo pode ser
aplicado para sua solução.

Caso faça este comparativo, não esqueca dos pobres programadores da
lista carentes de tempo para fazer estes testes (como eu) e poste os
resultados na lista.

Abraço a todos

Daniel A. Bastos