Olá pessoal,

acho que o Ghotic viajou na maionese...
Mas de repente, ele vive outra realidade na cidade dele.

Eu já trabalhei com um cara que tinha 2 certificações Borland e o cara era
MUITO ruim. Ele sabia escrever componentes, sabia fazer link com DLLs, conhecia
COM, COM++++ , etc. Mas na hora de entender a lógica de negócio era uma
desgraça. Para fazer um SQL, não saía nada.

Como eu vi que ele não sabia nada de SQL, tentei passar algo para ele relativo
a VCL, fazer umas melhorias em uns componentes e também não saiu nada pois o
cara não tinha lógica de programação.

Mas de Delphi ele sabia tudo...

Eu acredito em certificação do tipo Linux, Microsoft, SUN ou CISCO é diferente
pois é mais para suporte. Na minha opinião, para a área de desenvolvimento de
software, certificação só serve para encher os bolsos da multinacionais e das
consultorias de treinamento...

Atualmente, eu nem pergunto se o cara tem alguma certificação.

Eu faço 4 pequenos testes para novos candidatos:

1. um com o básico do básico do Delphi - eliminatória - se o cara não faz, eu
nem passo adiante.
2. um com SQL básico e avançado;
3. um de lógica e de métodos quantitativos;
4. e dependendo da empresa onde vou alocar o cara: conhecimento básico de Linux;

Os itens 2 e 3 são os que definem o salário inicial do cara.
Depois de 3 meses de experiência é que o cara pode pensar em aumentar o
salário. Nesse caso, a gente analisa CARÁTER, capacidade decisória, simpatia e
outros fatores inter-pessoais. Tecnologia vem por último...

Saudações a todos,
Josir Gomes.