Mas é ai que tá o X da questão!

Uma coisa é o cara saber programar (neste caso independe de linguagem e
ferramenta). Outra coisa é o cara saber as funcionalidades da ferramenta.
Vocês vêem que as aparencias enganam.

Quem sabe programar PODE ter uma certificação Delphi mas quem tem uma
certificação Delphi nem sempre sabe programar.

Saber programar + Certificação delphi = Salario 8000? True
Saber programar - Certificação delphi <= Salario 8000? True

Não saber programar + Certificação delphi = Salario 8000? False

Programar é uma coisa, requer lógica, análise de algorítmo, análise de fluxo
de dados, análise de processo auditoria de sistemas. Saber Delphi? Qualquer
um instala o IDE na maquina e vai decorando os comandos e pronto!
Certificação não assegura que o canditado saiba isto (que já fez me disse).
O Rubem Rocha uma vez, na lista-delphi, falou lá que quem tem uma
certificação está apto a fazer qualquer coisa com o Delphi. Eu não quis
entrar em polêmica com ele a respeito disto, mas eu acho que também não é
bem assim não. Fazer qualquer coisa com o Delphi é um dizer meio que
perigoso você dizer isto pra um cliente ou pra um Cartola. Tem que saber,
antes de tudo, os limites, tanto da linguagem como da ferramenta como do
hardware e os limites do programador também. Eu mesmo se me pedirem pra
fazer alguma coisa de SOAP eu vou olhar prum lado e pro outro e simplesmente
dizer: Sorry!

Agora Josir, saber lógica de negócio é uma coisa complicada porque o
camarada, muitas vezes é programador mas não tem noções de analise de
sistemas/processos ou não entende o negócio da empresa. Daí que eu acho
(opinião minha) que programador apenas programador (que não sabe nada de
análise tanto de Sitemas, como de negócios ou como processos) não serve. TEM
QUE SABER MAIS DO QUE IFS E WHILES. Por isso que eu sempre falo pras pessoas
que comprar livro de linguagem de programação ou de ferramenta é puro
desperdício de dinheiro. Na Web ce baixa umas apostilas de linguagens object
pascal ou C que cê aprende isto. Agora, se esse povo comprasse livros de
análise, de avaliação de sistemas, de modelagem, de negocios, de regras
contabeis, etc. Estaria fazendo melhor negócio.

Igual a um professor meu na faculdade nos disse: "Nenhum desenvolvedor de
sistemas passará a vida inteira programando sem que um dia se depare com
regras de contabilidade, matemática financeira, estatísticas e cálculo"

Isto é fato e inadiável...

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento