A alguns dias atrás tive um problema na instalação do Firebird
Embarcado em que, quando instalava no Windows 98 dava a seguinte
mensagem: "Exception EIBClientError in module Project2.exe at
000AEFD4. Interbase library gds32.dll not found in the path. Please
Install Interbase to use this funcionality." Após muita pesquisa
resolvi o problema. A solução é a seguinte:

para o windows ME e XP, os arquivos necessários são:
meuprograma.exe
meubanco.fdb
gds32.dll   <-- fbembbed.dll renomeada

para o windows ME e XP, os arquivos necessários são:
meuprograma.exe
meubanco.fdb
gds32.dll   <-- fbembbed.dll renomeada
C:\Firebird 1.5\Bin\Msvcp60.dll

Site para baixar o Firebird Embedded
sourceforge.net/project/showfiles.php?group_id=9028&release_id=163308

Artigo sobre Firebird Embedded
www.comunidade-firebird.org, clique em Artigos e selecione o
artigo "Criando aplicações embarcadas com Firebird 1.5"

Espero ter ajudado.