Talvez as únicas desvantagens que vejo sejam: a mudança do tipo de
geração ao mudar de banco de dados (em bancos como o Oracle é preciso
utilizar sequências) e o fato de, ao inserir, vc precisa, em alguns
casos, recuperar do banco o valor que foi criado.

Talvez para tabelas muito grandes, o uso de auto-incremento seja
limitado, tendo que se passar a chave para uma string e utilizar um
algoritmo mais elaborado. Mas a tabela tem que ser muito grande mesmo.

--
João Paulo L.G.