Ficou grande, mas me parece estar nos míiiiiiiiiiiiiiiinimos detalhes.

Insira os componentes abaixo em um DataModule.

   - TSQLConnection ..... (paleta dbExpress)
   - TSQLDataSet ........ (paleta dbExpress)
ou  TSQLQuery .......... (paleta dbExpress)
   - TDataSetProvider ... (paleta Data Access)
   - TClientDataSet ..... (paleta Data Access)
   - TDataSource ........ (paleta Data Access)

Para facilitar o entendimento vou dar um nome aos componentes alterando
a propriedade "Name" para:

   - TSQLConnection ..... de SQLConnection1   para cnn_teste
   - TSQLDataSet ........ de SQLDataSet1      para sds_teste
ou  TSQLQuery .......... de SQLQuery1        para qry_teste
   - TDataSetProvider ... de DataSetProvider1 para dsp_teste
   - TClientDataSet ..... de ClientDataSet1   para cds_teste
   - TDataSource ........ de DataSource1      para dts_teste

Ligue os componentes da seguinte forma:

- Na propriedade "SQLConnection" do componente sds_teste, você seleciona
o componente cnn_teste.

- Na propriedade "DataSet" do componente dsp_teste, você seleciona o
componente sds_teste.

   ou

   Na propriedade "DataSet" do componente dsp_teste, você seleciona o
componente qry_teste.

- Na propriedade "ProviderName" do componente cds_teste, você seleciona
o componente dsp_teste.

- Na propriedade "DataSet" do componente dts_teste, você seleciona o
componente cds_teste.

A ligação está pronta. Agora vamos criar a conexão com o banco.

- Dê um duplo clique sobre o componente cnn_teste (TSQLConnection).

- Clique no sinal de mais (Add Connection) no alto da janela que terá
aparecido.

- Selecione o driver Interbase, dê um nome à sua conexão (Ex.:
testeConnection) e clique em Ok.

- Na propriedade Database, altere o caminho para o banco que você criou.
(Ex.: C:\MeuProjeto\teste\Database\teste.fdb)

- Na propriedade ServerCharSet, coloque WIN1252.

- Na propriedade SQLDialect, mude para 3.

- clique em Ok.

A conexão com com o banco já foi criada. Agora vamos testá-la.

- Dê um duplo-clique ou altere a propriedade "Connected" do componente
cnn_teste (TSQLConnection) para True.

- Informe a senha do banco ( é "masterkey" - sem aspas ) e clique em Ok.

- Se ele mudar para True sem reclamar, a sua conexão com o banco está Ok.

- Altere novamente a propriedade para false. Essa propriedade é alterada
em tempo de execução usando um comando específico.

- Abra novamente o DataModule e clique sobre o componente sds_teste
(TSQLDataSet).

- Na propriedade CommandText digite o SQL que você utilizará para
acessar os campos da sua tabela. Ex.:  Select * From Cliente

- Dê um duplo clique sobre o componente sds_teste (TSQLDataSet) e clique
com o botão direito no centro da janela (editor de campos) que abrirá.

- Na janela popup selecione a opção Add All Fields (Ctrl + F).

- Clique sobre cada um dos campos que aparecer e faça o seguinte:

* Se o campo for a chave primária da sua tabela, altere a propriedade
ProviderFlags para:

   -> pfInUpdate = True
   -> pfInWhere  = True
   -> pfInKey    = True
   -> pfInHidden = False

* Para os demais campos, altere para:

   -> pfInUpdate = True
   -> pfInWhere  = True
   -> pfInKey    = False
   -> pfInHidden = False

Com isso, todos os campos existentes na sua tabela farão parte do
componente de ligação com o formulário.

- Dê um duplo clique sobre o componente cds_teste (TClientDataSet) e
repita a mesma operação que fez para o sds_teste (TSQLDataSet).

- Inclua em um formulário um componente DBEdit e mude a propriedade
"Name" do componente para edt_teste.

- Clique na propriedade "DataSource" do componente e selecione o
componente dts_teste (TDataSource).

Obs.:  Se você não conseguir visualizar o componente dts_teste na
propriedade "DataSource" do DBEdit, inclua o nome da Unit do DataModule
na cláusula "Uses" da Unit do seu formulário.

- Clique na propriedade "DataField" e relacione o componente DBEdit ao
campo da tabela que você deseja visualizar.

- Siga essa mesma prática para todos os outros campos.

Espero ter ajudado.

Sds,

Romario