Paulo,
eu faço o seguinte:

var xorigem,xdestino:string;
begin
  OpenPictureDialog1.InitialDir:='';
  OpenPictureDialog1.Filename:='';
  if OpenPictureDialog1.execute then
  begin
    Image1.Picture.LoadFromFile(OpenPictureDialog1.Filename);
    xorigem:=OpenPictureDialog1.filename;
    xdestino:= application.ExeName;
    xdestino:=
extractfilepath(xdestino)+'imagens\'+extractfilename(OpenPictureDialog1.File
name);
    If not FileExists(xdestino) then
       copyfile(xorigem,xdestino);
    xdestino:= 'imagens\'+extractfilename(OpenPictureDialog1.Filename);

   xdestino:= PATH PARA GRAVAR...

PARA CARREGAR....

xdestino:= application.ExeName;
xdestino:=
extractfilepath(xdestino)+DM1.SqlQuery1.fieldbyname('pathpapelparede').AsStr
ing;
FcheckCtrl.Image1.Picture.LoadFromFile(xdestino);

Espero ter ajudado,

qualquer duvida,

Otavio
Cidreira/RS