From: "Walter Alves Chagas Junior" <[EMAIL PROTECTED]>
To: <delphi-br@yahoogrupos.com.br>
Sent: Monday, July 04, 2005 6:33 PM
Subject: RES: [delphi-br] Off Gerenciamento deficiente (desabafo)

Metendo o bedelho nesta estoria....

Sistemas são uma arte complicada demais de você lidar. Você faz um produto
que não é para você usar e sim para outro usar, e na maioria das vezes, este
outro é uma pessoa totalmente leiga no computador e também no assunto.

Quando o usuário quer derrubar o projeto, ele derruma mesmo! Querer bater de
frente com o usuário é bobagem. Você sai perdendo. O que deve ser feito
então????

O primeiro passo, em um projeto de sistema, é procurar envolver o usúario no
processo. Você analista, tem que passar pra ele, que a funcionalidade,
eficácia e eficiência deste sistema depende muito da participação dele.
Coloque o usuário como uma peça fundamental no processo pra ver se ele não
participa. Lógico que participa. Tanto que nas técnicas de entrevistas,
estudadas na análise de sistemas, existe o tópico de chão de fábrica e do
questionário aplicado ao usuário final. Este geralmente costuma saber muita
coisa que o seu cliente não sabe, ou não se lembra porque quem destrincha o
processo na empresa, é o funcionario diretamente ligado a ele.

Outra coisa fundamental é o projeto piloto do sistema. É neste projeto que
devem ser ajustados os ultimos detalhes e incluidas as alterações do
sistema. E é nessa hora que o usuário tem que ter a participação total.

Outra coisa: sistemas devem ter interfaces simples, objetivas e práticas.
Tudo que o usário precisa, deve estar facilmente ao alcance dele. A
informação que ele precisa, tem que estar facil de ser rapidamente
localizada e compilada. Fazer sistemas cheio de penduricálhos, telas que
chamam outras telas pra chamar outras telas para que se selecione um dado
pra chamar outras telas, não leva sistema algum a lugar nenhum. Olhem aí o
estudo da interface homem-maquina que sempre martelo nas listas de
discussão.

Convencer o usuário é uma questão de jogo de cintura, uma questão de saber
expor a ele o que se pretende, e chamá-lo para participar. Se você não
participar o usuário, desde o começo no projeto, você já começou mesmo é a
cavar a primeira pá de terra da cova do seu sistema.

Na verdade Leandro, isto é uma questão muito mais de cultura do que de
perniciosidade. Ninguem sabota sistema do nada. Isto é uma falsa imagem que
se criou no mundo da TI pra mascarar sistemas ruins, mal feitos e de péssima
acessabilidade ao digitador. Uma justificativa que usada por pessoas que não
sabem fazer sistemas. Sabem programar mas acham que por que saber e dominar
um Delphi da vida, de cabo a rabo, é saber fazer sistema. Mas não é! O que
existe é a rejeição áquele produto por ele não ser interativo com as
necessidades de quem vai operá-lo.

 []s

 Walter Alves Chagas Junior
 Projeto e desenvolvimento