Olá...

Existe um "Design Pattern" chamado VO ou Value-Object. Você pode criar um VO
(classe ou registro) com todos os atributos que você irá precisar "de uma vez"
para cada operação, ao invés de espalhar sets/gets para cada atributo.

Exemplo:

TPessoaVO = class
public
  property Nome: String; //etc;
  property Endereco: String;//etc
  property DataNascimento: TDateTime; //etc
end;

TPessoa = class
public
  property Nome: String; //etc;
  property Endereco: String;//etc
  property DataNascimento: TDateTime; //etc
  procedure Metodo1;
  procedure Metodo2;
  procedure Metodo3;
  //
  // utilizando VOs
  //
  procedure Atualiza (Pessoa:TPessoaVO);
  procedure Apaga (Pessoa:TPessoaVO);
  //etc
end;

Daniel Polistchuck
Consulting Services Manager
Borland Software Corporation
Tel: +55 (11) 2165-8047/ Cel: +55 (11) 8196-5947
[EMAIL PROTECTED] - www.borland.com.br <http://www.borland.com.br/>

A Borland Software Corporation é líder global em soluções independentes de
plataforma para o Software Delivery Optimization, auxiliando nossos clientes a
resolverem as restrições no desenvolvimento de aplicações nos dias de hoje,
para maximizar o valor do negócio de seu software