Salve, salve!
Bom, pessoal, estou fazendo o meu projeto final de curso. É um jogo de
damas. Para jogar em rede...
Encontrei um problema para o qual ainda
não encontrei solução e gostaria muito que vocês me ajudassem....
O problema é o seguinte: Estou conseguindo conectar os dois PCs entre
si. Já dá até pra mover as peças, e o oponente vê as peças se movendo
no tabuleiro dele, etc. Fiz uma função que troca o conteúdo de uma
variável que diz qual o próximo jogador a jogar. Ela é chamada quando
há pedras mexidas ou capturadas. Na função, a variável da máquina de
onde ela foi chamada (a máquina que fez a jogada) é trocada de valor
(por exemplo, de branca para preta). Ainda na função, é enviada uma
mensagem via socket TCP para o oponente informando que ele também deve
alterar a variável. Essa variável é testada quando alguém tenta mexer
no tabuleiro. Algo como if jogador.cor<>vez then exit. Só que, quando
a função é chamada depois de mover uma peça, dá tudo certo. Já quando
a mesma função é chamada depois de comer uma peça, a variável do
computador que fez a jogada é alterada, mas parece que o outro
computador não recebe a mensagem para trocar sua variável também. Aí
nenhum dos dois consegue jogar, pois eles acham que é a vez do
oponente jogar.... Bom, quando descobri onde estava o probvlema,
pensei ser algum errinho de lógica, mas foi quando eu rodei pelo F7
que descobri uma particularidade: rodando o programa desse jeito, bem
pausado, linha por linha, não dá problema algum!!! Agora eu estou
pesquisando sobre a freqüência máxima de envio de informações pelo
socket, mas não creio que seja por causa de muita freqüência, já que o
socket é TCP e deveria controlar isso (eu acho).
Bom, não mandei o fonte porque achei que poderia pesar um pouco. Mas
se alguém estiver disposto a analisar, me peça EM PVT que eu envio.
Espero ter sido claro, e se não fui, enviem suas questões sobre o problema.
Desde já, agradeço pela atenção e aguardo resposta.
Atenciosamente,
--
Thiago de Oliveira Quinelato.
Aluno do 4º Módulo do Curso Técnico de Informática Industrial - CTU/UFJF.