Vou explicar de duas formas: cenário atual e cenário futuro.

Atual:
O .Net funciona como uma camada extra entre seu software e o sistema
operacional. Ele gerencia a vida da sua aplicação, libera recursos quando não
estão sendo mais usados, protege seu software de ataques diversos e
disponibliza funcionalidade de forma mais simplificada e eficiente do que a API
do Windows tradicional.
Isto gera um "peso" extra, um overhead a mais. Nada terrível, mas existe. Este
overhead é compensado em parte pq o framework consegue extrair o maximo das
instruções especificas de cada S.O. e CPU, usando um JITer.
Vc precisa instalar o .Net na maquina cliente (alguns baixam direto pelo
Windows update).
Sua aplicação se torna mais "pesada" mas vc já sente que os ganhos compensam.
Alguns ambientes de TI mais antigos não suportam totalmente .Net.

Futuro:
O .Net esta integrado ao Windows, no núcleo dele. Todas as aplicações MS estão
construidas em cima dele: Office, SQL, Windows e etc. A interoperabilidade
entre as aplicações é toda feita via assemblies .Net. A API do Windows se torna
praticamente o proprio .Net (WinFX).
Aplicações Win32 rodam em modo de compatibilidade (como as DOS de hoje). S.O. e
CPU são construidos "para .Net".
Seu software .Net é mais facil e rapido de ser construido, roda melhor e é mais
compativel com os sistemas operacionais e maquinas.
Seu aplicativo se torna "monstruosamente" mais bonito e facil de usar do que os
Win32, com recursos audio-visuais impensaveis ou proibitivamente dificeis de se
fazer atualmente.
Vc não precisa instalar mais nada extra.