O que vc ta usando pra acessar o fb?

Caso vc utilize a suite IBX, os componentes TIBTable e TIBQuery tem um
evento que captura o erro, permitindo que vc modifique a mensagem.
OnPostError.

Caso vc utilize TIBClientDataSet, existe o mesmo evento, mas não sei se
funcionaria, pq suponho eu que ele manteria os dados na memória até o
ApplyUpdate (Mas isso é suposição).

Com a suite DBX, o TSimpleDataSet tem este evento, mas nunca usei

Apesar do TClientDataSet ter este evento, não deverá funcionar, ele não deve
checar FKs neste momento, pois quem faz esta verificação é o banco e os
dados ainda estão na memória.

Mas se vc utiliza outra suite, ai eu num sei....
Fala a forma de acesso ao banco.

abs.