Solitico a paciencia de voces em ler a situacao que surgiu para
eu resolver:

a) Em meus sistemas, tenho diversas telas de consulta ou relatorios
onde o usuario informa alguns parametros (data inicial e final,
codigo inicial e final, etc.) e ao clicar em um botao eu
chamo uma Query que faz um comando

SELECT  [campos]
FROM  [tabela]
where [condicoes escolhidas pelo usuario]

b) Dependendo do que o usuario escolheu nos parametros,
os dados podem ser exibidos em poucos segundos,
ou demorar varios minutos

c) Problema/Pergunta:

Alguns usuarios solicitaram que eu coloque uma opcao
nessas consultas para que, ao perceberem que
se passou mais tempo do que eles desejam
aguardar,  eles possam clicar em um botao
e "interromper"  a consulta no meio.  Por exemplo,
se o usuario selecionou um intervalo de datas
muito grande, e ja' faz mais de um minuto que
a consulta comecou e ainda nao terminou,
ele quer clicar em um botao 'cancelar consulta',
e entao meu programa teria de "avisar" o SQL-Server
que ele deve abortar o SELECT.

Isso e' possivel ?

Observacao:  Nao uso stored procedures.   Em todas
essas consultas, eu monto o SELECT e executo
com um Query.Open

Grato pela atencao de todos
Paulo