Olá com relação ao drive para o Firebird a um tempo atras eu li que havia um
Free, mas nas minhas aplicações eu utilizo o padrão para Interbase (não é
recomendado para futuras versões do Firebird, pois com o tempo este podera
ter funções incompatíveis com o Interbase e vice-versa) mas até agora não
enfrente nenhum problema com relação a isso

A principal função dos componentes DBXPress é justamente esta que vc está
querendo aplicações com independência de banco de dados e creio q estes
sejam os mellhores componentes para vc usar

----
Braytiner

--
Braytiner