Peraí!

Vamos realinhar esse assunto.

> Mas e o pobra programador aqui que só fez um contrato verbal com o
> chefe de que deixaria os fontes na empresa para que outro programador
> continuasse, que eles nao poderiam comercializar e que eu levarias os
> fontes comigo? Me dei mal então?

Você está misturando as coisas. Você é um funcionário da empresa o qual FOI
PAGO para desenvolver e criar uma ideia que a empresa TEVE. Você trabalhou
lá, usou instalações e recursos oferecidos pela empresa e foi devidamente
remunerado. Veja bem. Ela te pagou pra desenvolver uma coisa PRA ELA e não
pra você. Analise a lei. O direito sobre o produto é dela (incluindo fontes
e analise).

> Não posso comercializar o que desenvolvi..?

Aí é que tá. Você pode comercializar o que desenvolveu sim, o que não pode
é, simplesmente, pegar os fontes lá na empresa, levar pra casa e compilar
este projeto e vendê-lo. O que você pode fazer, baseado na lei, é aproveitar
o conhecimento adquirito lá. Ou se, por exemplo, você tem templates de tela
proprietários e componentes criados por você, mas que você utilizou lá no
sistema da empresa. AGORA AS REGRAS DE NEGÓCIO,S NEVER!

Se os templates foram desenvolvidos na empresa e são um padrão dela, então
estes templates não são seus não. O conhecimento e os templates
desenvolvidos por você, SÃO SEUS, a menos que a empresa TAMBÉM PAGOU PELA
EXCLUSIVIDADE DELES. Ai my Brother, sobrastes igual caroço de azeitona
nesta.

Mas eu não acredito que você assinou isto lá.

> Posso ou nao comercializar o meu sistema...existem outras empresas que tem

> interesse...o nome do sistema já está em alguns projetos sendo analisado
> pela caixa, bnds...coisas assim...
> o que me dizem amigos?

Em suma, você pode desenvolver um similar aproveitando partes do projeto que
sejam suas. Você não pode é aproveitar regras de negócios e nem dados.

Por exempo, em todas empresas que trabalhei até hoje, eu levo templates de
telas de exceções, alguns componentes e units proprietarios meus. Nunca me
questionaram isto. Agora o layout do sistema (aqui na telemont ele é igual
ao layout do RM), eu não posso usar em outro lugar porque isto é direito
autoral da Telemont. Aqui desenvolvemos todas as customizações e os
programas locais usando um padrão X de layout (distribuição dos botões, da
GRID e dos cadastros na tela, incluindo padrão de cores e tudo mais). Isto
eu não posso usar em outro lugar, já fui informado aqui. Também os
componentes e as classes, que foram desenvolvidos aqui, e exclusivamente
para atender nescessidades da empresa não são meus. Por isso quando eu sair
daqui, eles ficam aqui e somente aqui (pra quem sabe meia palavra basta). O
resto não querem nem saber o que vou fazer e praonde vou levar.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200

Enviada em: sexta-feira, 10 de março de 2006 09:17
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: [delphi-br] Direito sobre os fontes.

[...]

Por conversa amigável com o chefe agora eu nem quero...me demiti.

[]'s
Topolniak.