Josir,

ABAP na verdade é uma linguagem de script pra você fazer customizações no
SAP. Quando eu tive contato com ela, eu vi muitos comandos com sintaxe de
Cobol e outros de Basic (situação semelhante a do clipper que tinha coisa de
pascal e coisa de Basic)

Quanto a questão de usar outra ferramenta de desenvolvimento para fazer
interfaces com o SAP, sejam via plugin (ActiveX) ou via interfaceamento
(softwares independentes que usam a base do SAP), vai depender muito da
cultura do cliente. Tem cliente que não quer colcha de retalhos em sua rede,
outros não ligam pra isto. É muito relativo. Aqui na Telemont, há uma
relutância muito grande em relação a fazer programas periféricos que
interajam com o RM. Eles querem todo DENTRO DO RM. Só quando não tem jeito
mesmo.

Mas eu citei o ABAP como um exemplo (de bons salários). Temos também no
mercado aí o Natural, o Java. Cobol, o salário médio de um desenvolvedor
aqui em BH beira os 4 pau.  Quem quer ganhar dinheiro com desenvolvimento
mesmo, tem que ir é pro segmento dos Mainframes. É alí que tá o mapa da mina
e não no Windows ou no Linux...

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Projeto e desenvolvimento de sistemas
Telemont Engenharia de telecomunicações
Belo Horizonte - MG - Brazil
[EMAIL PROTECTED]
Fone: (31) 3389-8215 Fax: (31) 3389-8200