>o programa Servidor(remotedatamodule) deve rodar na máquina que tem o
>banco de dados ou deverá rodar numa máquina intermediária ???

É aconselhável que você coloque em uma máquina intermediária. Assim você vai
conseguir balancear processos entre vários servidores de aplicação. Estas
máquinas intermediárias, devem estar ligadas diretamente ao servidor de
banco de dados.

>posso deixar o CommandText do SQLDataSet vazio e no ClientDataSet do
>programa cliente(Client) especificar a tabela que desejo acessar, será
>que existe perda de performance se eu ficar mudando de tabela ?

Deixe o sql de acesso no SQLDataSet. Disponibilize apenas parâmetros para
acesso. Algo como

select campo1
       , campo2
from tabela
where campo1 = :campo1 -- chave primária.

"O cliente não sabe a chave primária!" Então escreva uma tela de pesquisa,
que retorne a chave primária. Faça assim. Você sempre vai ter ganho de
performance. Evite ao máximo deixar SQL na aplicação cliente. Vai por mim.
Se for o contrário, mais tarde você se arrepende.

>quando preciso acessar mais de uma tabela posso colocar vários
>SQLDataSet e vários DataSetProviders dentro do mesmo programa servidor,
>isto quero saber em termos de performance; qual seria a melhor maneira
>de ser fazer isto ?

DEVE! A performance será a mesma (até onde sei).
Você não precisa de um programa para cada tabela. Seria interessante talvez
um DataModule para cada tabela, mas isso vai mais de gosto pessoal. Coloque
quantos DataSet's quiser. Existe um modo diferente de se fazer
mestre/detalhe com DBX e CDS. Pesquise na internet. Você vai gostar.

Pelo visto você está começando agora. Já aviso que não vai ser fácil. Mas
não desista! Este é o caminho da luz!

[]'s

Francisco Thiago de Almeida
Enter & Plug Informática
Divisão: Desenvolvimento e Banco de dados
Franca / SP
msn: [EMAIL PROTECTED]
http://enterplug.no-ip.com/sistema_ctrc/

Abra sua conta no Yahoo! Mail: 1GB de espaço, alertas de e-mail no celular e anti-spam realmente eficaz.
http://br.info.mail.yahoo.com/