Muito obrigado Flávio,

Você já deu um boa idéia... rsrs...

não entendi esse OnInitChildren, coloquei lá.
   if (Sender.GetNodeLevel(Node) = 0) then
      ChildCount := 8;

Ou seja, acrescenta 8 filhos no Root... tá certo?

como eu teria a estrutura base definida, sempre UM root, e OITO filhos... eu
nao preciso usar um record, ou preciso?

Ms pra cada filho, deverá mostrar algo.. mas aí já é outra coisa...

não to conseguindo mostrar o root e os filhos...

[]s