Olá,

O problema é o seguinte, tenho um programa com um cadastro de clientes com
campos fixos, mas cada cliente que implanto o sistema é preciso criar campos
específicos para suas atividades. Minha ideia é o seguinte, criar um dicionario
de dados e baseado nesse dicionário criar uma rotina onde eu possa configurar
os campos na tela bem como suas posicões e tamanhos, tipo IDE do Delphi só que
mais simples é claro, apenas com TLabel e TDBEdit, e um Object Inspector para
configurar propriedades, com isso já resolveria 97% dos meus problemas, porque
implantaria o programa com os campos fixos e se algum cliente pedisse mais
campos clicaria num botão tipo "Campos complementares" e abriria essa tela com
os campos Personalizados.

Só que não sei nem por onde começar. :-(

Desde já Agradeço..

Márcio Lopes