Olá "BG on-line",

estou passando pelo mesmo problema e já desisti do Delphi/Kylix para
programar para Linux. A Borland já abandonou completamente o
desenvolvimento do Kylix e o FreePascal/Lazarus ainda está muito
incipiente.

A Borland deu um tiro no pé (pelo menos aqui no Brasil) ao abandonar o
Kylix. Inúmeras empresas estão buscando o Linux e o desenvolvedor tem
que abandonar o Delphi em função do SO.

Atualmente estou estudando Java e XUL - acho que o caminho pode ser
por aí. Java no servidor e XUL no cliente. O barato dessa tecnologia é
que funciona com Windows, Linux, Solaris, Mac, etc, ou seja, te dá uma
amplitude enorme que vc não tinha com Delphi.

É o sinal dos tempos: para vc ter uma idéia, a lista java-br
ultrapassou esse mês a delphi-br em número de usuários e em número de
mensagens...

O triste é que com essa mudança em função do Linux, está me fazendo
estudar o Java e abandonar o Delphi mais e mais. É triste mas é
verdade - por mim eu programaria em Pascal para o resto da vida :((

Saudações a todos,
Josir Gomes.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Atendimento - BG on-line"
<[EMAIL PROTECTED]> escreveu

> Olá pessoal....
>
>    Tenho um projeto grande, onde Trabalho com:
>           Delphi 6;
>           Firebird com o IBX
>           Relatorios QuickReport
>           Nenhum componente extra...
>
>    Meu problemas é que parte de meus clientes estão querendo migrar
para Linux...

>   Andei pesquizando o Kylix e o Lazarus como alternativa...
>   Sobre o kylix ouvi falar muito sobre descuntinuidade...
>   O Lazarus eh totalmente de codigo livre mas muito pouca
documentação de experiências...

>   Outro problema que andei vendo é com relação aos componentes IBX
que provalvemente nao continuarão totalmente compativeis com as
proximas versões do Firebird.

>   Alguem tem alguma experiência na questão de multiplataforma...
Precisaria de algumas dicas de para onde olhar... e sobre os
componentes de acesso a banco que sejam bons e compativeis a essa ideia .