Caro BG on-line,

Concordo com o Josir. A melhor saída, para ambientes Linux ou mesmo
híbridos, é utilizar Java no servidor, processando a lógica de negócios e o
armazenamento em banco de dados, e alguma interface leve no cliente, como
XUL, que roda sobre o Firefox (!) ou sobre qualquer outro projeto da
fundação Mozilla. Outra alternativa seria utilizar interfaces WEB com AJAX,
ou até mesmo o OpenLazlo. Estamos utilizando este último aqui na empresa e
não tenho do que reclamar. Centralizando o trabalho árduo em um lugar só (no
servidor), você elimina a necessidade de máquinas potentes nos clientes, que
rodarão apenas a interface gráfica do sistema.

Em relação ao seu software em Delphi, eu tinha desenvolvido, a muito tempo
atrás, um sistema parecido, mas não utilizava QuickReport. Ele rodou no
Linux com a ajuda do Wine, um sistema que implementa as chamadas de API do
Windows, fazendo com que sua aplicação "pense" que está realmente rodando
sobre Windows.

Tudo funcionou certinho, só a interface que apresentou pequenas
inconformidades. Talvez fosse problema de configuração também, é que eu não
fui muito a fundo nesse caso. Uma dica pra você: instale o OpenSuse ou mesmo
o Kurumin, que são fáceis de instalar e configurar. Daí faça um teste:
clique no executável da sua aplicação, executar com .. Wine. Simples assim.

É uma alternativa emergencial pra você, enquanto não migra todos seus
sistemas para Java ;)

Em 14/08/06, Josir Gomes <[EMAIL PROTECTED]> escreveu:

> Olá "BG on-line",
>
> estou passando pelo mesmo problema e já desisti do Delphi/Kylix para
> programar para Linux. A Borland já abandonou completamente o
> desenvolvimento do Kylix e o FreePascal/Lazarus ainda está muito
> incipiente.
>
> A Borland deu um tiro no pé (pelo menos aqui no Brasil) ao abandonar o
> Kylix. Inúmeras empresas estão buscando o Linux e o desenvolvedor tem
> que abandonar o Delphi em função do SO.
>
> Atualmente estou estudando Java e XUL - acho que o caminho pode ser
> [...]

Giovani Benedetti Penha