Fernando,

Concordo com bastante coisa do que você falou, mas vou fazer os meus
cometários...

O Delphi é “tão bom” que o “mau” programador não precisa ficar fuçando e
quando realmente precisa, nem sabe como fazer, e antes de tentar já recorra
a outras pessoas.

O JAVA por outro lado, é “tão ruim” que força o cara a fuçar e ir fundo pra
conseguir fazer alguma coisa.

Quando a certificação não posso falar muita coisa, pois nunca fui muito
atrás de nenhuma das duas. Mas dizer que não existe material pra Delphi,
acho que você exagerou um pouco, pois tem os Centros de Treinamentos
Oficiais e Cursos Oficiais e Preparatórios junto com Simulados. Mas acho que
deveria ter mais conteúdo gratuido. Nisso acho que JAVA dá de 10 a 0.

Também acho que o cara tirar uma certificação Delphi que cobre teclas de
atalho não é uma boa, mas também isso força o cara a aprender muitas coisas
que a IDE te fornece que vai te dar mais produtividade. O correto seria ter
2 tipos de certificação: uma da liguagem e outra da IDE. E JAVA não pode te
cobrar numa certificação as teclas de atalho, pois simplesmente NÃO tem IDE.
Pois eclipse não é IDE só JAVA e uma coisa não esta diretamente ligada na
outra.

PS: Espero que os fanáticos por JAVA de plantão não se sintam ofendidos...

--

José Henrique (Zote)

Bludata Software