Fala Fabiano,
essa ja foi postada antes, mas ai vai

Na pelata da Zeos vc pode utilizar os seguintes componentes:
ZConnetion e Zquery

Depois associe um DataSource e mande todas as suas consultas para o banco
dados com um cod semelhante a esse:
  DataModule1.ZQuery_produtos.Close;
  DataModule1.ZQuery_produtos.SQL.Clear;
  DataModule1.ZQuery_produtos.SQL.Add(select * from tabprodutos where nome
like "'+Edit1.Text+'"');
  DataModule1.ZQuery_produtos.Open;

Ele ainda aceita comandos como ZQuery_produtos.Post, ZQuery_produtos.Delete
, ZQuery_produtos.Next..e todos os outros q geralmente se utiliza com
Tables.
MAs aconselho vc a utilizar somente atraves de consulta SQL.

Nas propriedades do ZConnection vc deve colocar as seguintes proprieadades
para se conectar:
HostName: localhost.....conect localmente com "localhost" se for o caso ou o
IP
Port: 3306
Protocol: mysql-3.23...depende da versao q vc tem instalada na sua maquina

...os demais sao bem mais simples

Nos ZQuery coloque RiquestLive=true , assim vc pode trabalhar com varias
telas do seu programa se conectando ao mesmo ZQuery sem problemas.

Com isso vc consegue

  _____