Com certeza, os profissionais de desenvolvimento de sistemas frequentemente
consideram o fato de ser free a maior vantagem dos pacotes open source e
esquecem outros importantes benefícios como a garantia de portabilidade entre
as versões da IDE que você está utilizando e a possibilidade de fazer
diretamente as melhorias necessárias para a sua realidade...
Eu conheço apenas superficialmente o InstantObjects, parece ser outro projeto
bem interessante...
É bom saber que você também utiliza mapeamento objeto-relacional no Delphi,
podemos trocar informações interessantes sobre esse tipo de arquitetura...
Poucos profissionais que trabalham com Delphi utilizam esse paradigma, talvez
porque ainda não descobriram suas grandes vantagens em relação à utilização dos
componentes tradicionais de manipulação de dados relacionais. Temos um grande
projeto Web que utiliza 100% de DePO para a regra de negócio e estamos criando
um novo framework com o seu núcleo baseado no DePO, que implementa alguns novos
recuros de controle de sessão com o banco de dados (suporte melhorado a
transação, por exemplo), gerenciamento centralizado de objetos instanciados e
cache de objetos entre outros. Além disso, Wizards para a modelagem dos objetos
e definição dos relacionamentos, mapeamento em arquivos XML e correções no
SnapObjectDataset (DataSet de objetos).
No momento oportuno (estamos terminando e testando as novas implementações)
divulgaremos e disponibilizaremos essas novas implementações... Se houver
interesse, podemos informar quando estiver disponível.

Atenciosamente,

Danilo Valente