  From: Andrei Luís
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Tuesday, November 28, 2006 4:56 PM
  Subject: Re: [delphi-br] Problemas no SQL

  Régis,

  Você está esquecendo de fechar um dos parenteses.

  Você não mencionou o banco que está usando, mas pelo comportamento da
  data que você falou deve ser Firebird. O Firebird trata as datas que
  forem passadas com o separador /, no formato mm/dd/yyyy. Se usar .
  como separador, aí sim será utilizado o formato dd.mm.yyyy

  Você tem duas alternativas para resolver isso:

  - formatar utilizando as funções do Delphi, vide funções da unit
  SysUtils (FormatDateTime, ...)

  - parametrizar sua consulta:

  dmDados.ibqConsultaContasAPagar.SQL.add (' select * from
  contas_a_pagar where ((contas_a_pagar.datalancamento >= :wdataInicial)
  and (contas_a_pagar.datalancamento >= :wdataFinal))');

  dmDados.ibqConsultaContasAPagar.ParamByName('wdataInicial').asDate := date
-30;
  dmDados.ibqConsultaContasAPagar.ParamByName('wdataFinal').asDate := date;

  Assim seu SQL fica mais legível.

  []
  Andrei

  Em 28/11/06, Régis Júlio Bender<[EMAIL PROTECTED]> escreveu:
  > Bom dia, estou com um problema no SQL e gostaria que alguém me ajudasse:
  > se eu fizer essa pesquisa:
  > dmDados.ibqConsultaContasAPagar.SQL.add (' select * from contas_a_pagar
where ((contas_a_pagar.datalancamento >= '+ chr(39) + eDataInicial.text +
chr(39) + ')' and '(contas_a_pagar.datalancamento >= '+ chr(39) +
eDataFinal.text + chr(39) + ')');

> [...]
  > [Error] uRelatContasAPagar.pas(40): Operator not applicable to this operand
type

  > Se eu colocar esse:
  > dmDados.ibqConsultaContasAPagar.SQL.add (' select * from contas_a_pagar
where ((contas_a_pagar.datalancamento >= '+ chr(39) + eDataInicial.text +
chr(39) + ')' );
  > fica certo
  >
  > não estou conseguindo implementar o "AND" para fazer a pesquisa entre duas
datas.

  > outra coisa, eu informo no edit a data no formato dd/mm/aaaa e ele pesquisa

  E-mail classificado pelo Identificador de Spam Inteligente.
  Para alterar a categoria classificada, visite o Terra Mail

  Scan engine: McAfee VirusScan / Atualizado em 27/11/2006 / Versão: 4.4.00/4905