Leonardo:

>Queria saber se alguem sabe a diferença entre o SQLDataSet e o SQLQuery que se
>encontram na paleta dbExpress. Pois eu sei que ambos fazem >acesso ao banco e
>que ambos sao descendentes do TDataset. Sendo que o SQLDataSet dependendo da
>especificacao do CommandType ( query, table >ou stored procedure) tb ah uma
>mudança na propriedade commandtext. E o SLQuery permite faz qualquer
>declaracao de comando SELECT, INSERT, >UPDATE, DELETE. Mas, o que eu queria
>saber realmente é qual a verdadeira diferença entre os dois.

Nunca estudei detalhadamente o SQLQuery, mas lembro-me de ter lido que:

- SQLQuery foi criado pela Borland para facilitar a migração daqueles que antes
usavam o TQuery do BDE.
(o TQuery é mais parecido com o SQLQuery que com o SQLDataSet).

- A recomendação é usar o SQLDataSet, que é mais versátil que o SQLQuery
Creio que digam que é mais versátil porque, nesse único componente, você pode
fazer SELECTs, INSERT, etc.,
e também pode usá-lo como um TTable (para abrir a tabela toda - O QUE NÃO É
RECOMENDÁVEL, devido
à lentidão) ou como um TStoredProcedure (TQuery, TTable e TStoredProcedure são
componentes da época
do BDE).

Quando comecei no DBExpress (ainda estou aprendendo), por ter lido essas
informações (não me lembro onde),
decidi começar logo a usar o SQLDataSet, mesmo dando um pouco mais de trabalho
para estudar.
Eu tenho usado o BDE há anos, e por isso estranhei um pouco o SQLDataSet
(talvez se eu usasse o SQLQuery,
meu aprendizado fosse mais rápido).  Mas já me acostumei com esse componente, e
hoje não vejo grande dificuldade
nele, em relação ao TQuery do BDE.

Paulo