  From: Walter Alves Chagas Junior
  To: delphi-br@yahoogrupos.com.br
  Sent: Wednesday, March 21, 2007 10:22 AM
  Subject: RES: RES: [delphi-br] DEBATE: Tratando Concorrência de Dados em
Delphi

  > Deadlock é o resultado de transações longas. Para encurtar o tempo em
  > que uma transação fica aberta, basta colocar os dados em cache e mandar
  > a aplicação gravar os dados quando o usuário mandar o Ok.

  João, nem sempre...

  O verdadeiro conceito de um DeadLock, é quando um processo espera por um
recurso que nunca será liberado por N razões. Isto pode ocorrer porque um outro
processo, que estaria usando o recurso, pode ter dado pau e o referido então
fica preso ou porque ele está sendo processado muito lentamente e já estrapolou
o tempo previsto.

  Transações longas podem causar Deadlock? PODEM, MAS NÃO NECESSARIAMENTE. Isto
é muito relativo e não é regra. Deadlocks não ocorrem apenas em função de
transações em bancos de dados ou outros. Pode ocorrer numa fila de impressão,
numa conexão FTP/HTTP, pode ocorrer num processo de leitura de um arquivo ou
gravação em um arquivo dentre outros fatores. Mas geralmente eles são sintomas
de que um outro processo travou ou está processando além do tempo estimado para
o mesmo.

  []s

  Walter Alves Chagas Junior
  Projeto e desenvolvimento de sistemas
  Telemont Engenharia de telecomunicações S/A
  Belo Horizonte - MG - Brasil
  [EMAIL PROTECTED]
  Fone: (31) 3389-8217 Fax: (31) 3389-8215